Vinhos portugueses no Guia do Consumidor Russo

 

Гид российского покупателя 2011

Embora o vinho Português não seja dos mais populares e conhecidos na Rússia, já se pode encontrar alguma variedade, quer nos grandes superfícies, quer nas lojas especializadas.

Na última edição do Guia do Consumidor da Rússia 2011 no segundo volume encontram-se presentes 4 vinhos portugueses. A breve introdução sobre Portugal como um país produtor de vinhos, é bastante positiva:

A dimensão das vinhas é 223 000 ha, onde em 2009 foram produzidas 610 000 000 litros de vinho. O país, que é conhecido por todos os apreciadores do vinho como o berço do vinho do porto e da madeira, actualmente, está a fazer um salto grande na produção de vinhos de mesa de alta qualidade, tintos e brancos. A revelação de Portugal no mercado Russo proporciona aos consumidores a possibilidade de pagar muito menos pelas bebidas de qualidade extrema. Na viticultura portuguesa dominam as castas autóctonas, tais como tintos Touriga Nacional, Jaen, Tinta Roriz e brancos Alvarinho, Arinto e Loureiro. Existem também vinhos produzidos a partir das castas internacionais, mas mesmo estas, dado às condições específicas, apresentam um forte caracter português. Cada região possui a sua combinação única de castas.

Os vinhos portugueses apresentados neste Guia do Consumidor são:

  • Casal Garcia com um preço indicativo de 520 rublos (cerca de 13,4 euros)
  • JP Azeitão tinto com um preço indicativo de 280 rublos (cerca de 7,5 euros)
  • JP Azeitão branco com um preço indicativo de  280 rublos (cerca de 7,5 euros)
  • EA branco –com um preço indicativo de 490 rublos (cerca de 12,6 euros)

Obviamente, nas prateleiras pode se encontrara mais variedade de vinhos, do que são descritos neste Guia do Consumidor. Os preços, de modo geral, apresentam-se 3-4 vezes mais altos do que na distribuição nacional, mais baratos que os vinhos franceses ou italianos, mas mais caros comparativamente com os vinhos do Novo Mundo (sobretudo chilenos, argentinos e sul-africanos).

Vinhos de Portugal na Rússia

Prateleira de um supermercado

 

© 2012 – 2013, Winestep. All rights reserved.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>