Vynnaya Karta Open em Moscovo

O concurso internacional de vinhos e bebidas alcoólicas em Moscovo (Russia) Vinnaya Karta Open foi organizado pela primeira vez em 2004 pelo jornal “Vynnaya Karta” (Carta de vinhos).

A 9ª edição será realizada de 6 a 25 de Abril.

De momento este é o único concurso independente com a participação de um juri internacional. A cobertura deste evento é efectuada pelos principais meios de comunicação especializados no sector de bebidas alcoólicas.

Todas as amostras são divididas em grupos em função do tipo da bebida, preço e idade. Os vinhos e colheitas tardias possuem um limite de preço até 60 euros por garrafa. Os vinhos generosos e as bebidas com alto teor alcoólico não têm limite de preço.

Para avaliação de vinhos é utilizado o sistema de 100 pontos.

O concurso decorre em duas etapas, começando por uma selecção prévia efectuada pelo juri composto apenas pelos provadores russos. Para a segunda fase são apuradas 45% das amostras apresentadas. No Final as bebidas são avaliadas por um juri internacional (é de notar que os provadores internacionais estão em minoria e que a maior parte deles são produtores de vinhos). Atribuem-se as medalhas de ouro, prata e bronze.

É de realçar que no artigo sobre os resultados do concurso de 2011 foi referido que “no concurso participaram vinhos e bebidas espirituosas da Argentina, Armênia, Austrália, Áustria, Abkházia, Grécia, Hungria, Itália, Espanha, a ilha de Martinica (França), Nova Zelândia, Rússia,
Eslováquia, Ucrânia, França e Chile”. Portugal não foi referido como país produtor participante no concurso e, entretanto, estavam lá dois produtores portugueses, cujos quatro vinhos (Vinhos do Porto) foram premiados.

Medalhas de Ouro:

  • Vista Alegre LBV 2003 - Vallegre, Vinhos do Porto S.A
  • Quinta do Castelinho (10 anos) - Castelinho Vinhos, S.A.

Medalhas de Prata:

  • Vista Alegre - Vallegre, Vinhos do Porto S.A
  • Quinta do Castelinho Ruby, Castelinho Vinhos, S.A.

 

© 2012, Winestep. All rights reserved.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>