Sobre mim

Valéria Zeferino Winestep

Olá a todos!

Sejam bem-vindos.

O interesse pelo vinho e o desejo de me envolver na sua produção sempre estiveram presentes na minha vida de uma forma latente. Mas em Moscovo nos anos 80 e 90 não havia nenhum curso superior ligado à área de vinhos. Portanto, tirei um curso de Gestão e trabalhei como consultora-analista, primeiro na Rússia e depois em Portugal, onde moro desde 2001.

Cá é que o meu interesse pelo vinho encontrou o seu solo fértil.

Inicialmente como um hobby, comecei a visitar quintas e herdades, conversar com os enólogos, ler literatura vitivinícola. Daí nasceu a ideia de criar um blog sobre vinhos portugueses em russo, para partilhar as informações, acumuladas ao longo de vários anos.

Aconteceu que quanto mais saturada eu ficava de consultadoria, mais interesse sentia pelo novo (velho?) estímulo, até atingir o ponto, não de ebulição, mas de tomada de uma decisão. Então, deixei o meu trabalho no escritório para mergulhar num tema muito mais interessante.

Eu fiz os exames do 1º, 2º e 3º nível do WSET (Wine & Spirit Education Trust) e continuo a estudar em Londres no 4º nível para obter o Diploma WSET.

Desde 2012 colaboro com a mais completa edição sobre os vinhos portugueses – Portugal Wine Guide - que comunica com os mercados internacionais em quatro línguas: Português, Inglês, Russo e Chinês.

Na mesma altura comecei a escrever no jornal mensal Russo “Vinnaya Karta” (“Carta de Vinhos”).

Em 2014 fiz um estágio de vindima na Quinta do Vallado, Douro.

Neste ano também iniciei a minha colaboração com AICEP Portugal Global.

Sou jurada nos concursos de vinhos em Portugal, organizados pela Revista de Vinhos e faço parte de painel de prova da revista Paixão pelo Vinho.

A partir deste ano sou a Representante em Portugal da Federação de Restauração e Hotelaria da Rússia.

Para quem vem a Portugal e quer conhecer ou aprofundar os conhecimentos sobre as tradições vitivinícolas deste país do Velho Mundo, eu organizo provas temáticas e workshops, visitas às quintas e viagens enogastronómicas pelo país inteiro.

Step by step, eu falo no meu blog sobre as regiões vitivinícolas em Portugal, sobre as castas portuguesas, muitas das quais são autóctones, sobre os tipos e estilos de vinhos. Descrevo os vinhos que provo, as adegas e quintas que visito, as lojas onde se pode comprar vinhos e como os escolher, os restaurantes e os wine-bars para os turistas russos se orientarem durante a visita a Portugal. Vou tentar preencher as lacunas que existem na internet russa relativamente aos vinhos portugueses. Até porque os russos não bebem só vodka, cada vez há mais pessoas a apreciarem o vinho, há mais interesse e há mais sites e blogs dedicados a tema de vinhos… franceses, italianos, espanhóis, australianos, chilenos… tudo, menos os portugueses.

O meu grande objectivo é ajudar. Ajudar aos produtores portugueses a serem mais conhecidos no meu país de origem e ajudar aos consumidores e enófilos russos descobrir a excelência dos vinhos portugueses.

O meu perfile no Facebook https://www.facebook.com/valeriavzeferino

A minha página dedicada a vinhos portugueses (em Russo) no Facebook https://www.facebook.com/portugalia.v.bokale/

O meu perfile no Linkedin https://pt.linkedin.com/in/valeriazeferino

WSET Certified - Level 3